quinta-feira, 1 de março de 2012

Mesa de Bar

PERSONAGENS

Durval
Bento
Garçom

Barreiros – Primavera de 2009.

(Um pequeno bar. Cadeiras, mesas, balcão de madeira, televisão ligada, porta semi-serrada)

O garçom (encostado ao balcão e bocejando)

DURVAL
- Não sei, não sei... Acho que todos deveriam se unir.
BENTO
- Se unir? Que nada! Devemos é nos separar dos outros. Cada um que defenda a sua verdade.
DURVAL
- Não, não. Unir-se, como queria aquele filósofo... Como era o nome dele? (Durval bate na testa, querendo lembrar o nome) Ou, então, fazer uma grande reza – todos rezando juntos...
BENTO
- Rezar? (Bento dá um riso debochado) Cê tá louco? Deixa Deus fora dos problemas dos homens...
DURVAL
- Olha só, unidos somos fortes; sozinhos, temos medo
BENTO
- Nada disso. O contrário é que é o correto. O homem mais forte e feliz do mundo é sozinho. É aquele que consegue manter a palavra mesmo no meio da massa. Afinal, no meio do grupo ele se perde, fica frágil... (Bento enche o copo de cerveja, esvaziando a garrafa)
DURVAL
- Que nada! Se todos se unissem em torno de uma religião ou de um partido político, as coisas mudariam...
BENTO- Partido? Religião?
DURVAL
- É. Acho que os homens precisam se organizar.
BENTO
- Organizar... Essa é boa! (Bento chama o garçom) É só falar em organização que os homens logo procuram um líder, alguém que os conduza...

(O garçom larga o pano sobre o balcão)

DURVAL- Sim, mas um chefe é necessário. Senão, vira bagunça... O que cê acha? (Durval pergunta ao garçom)
O GARÇOM
- O que que eu acho? Eu não acho nada. Quer dizer, é hora de fechar o bar. É isso o que eu acho. Tenho mulher e filhos pequenos pra sustentar. Não posso perder tempo com bobagens. (O garçom recolhe a garrafa e sai)
DURVAL
- Viu, eu tô certo. Isso é individualismo. Temos que lutar pela união.
BENTO
- Aí é que cê se engana. Isso não é individualismo, é medo.
(O garçom começa a baixar a esteira da porta)
DURVAL
- Medo? Ora... (Durval se ergue e se dirige à porta)
BENTO
- Garçom, pendura a nossa despesa, depois a gente acerta. (BENTO toma o último gole da noite e sai atrás de Durval)
O GARÇOM
- Bêbado tem cada uma... (E o garçom fecha o bar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário