segunda-feira, 19 de março de 2012

O Aniversário (ou da Rotina)

Os meus dias são assim: acordar cedo, tomar café, lavar roupa, fazer almoço, lavar louça, tomar o café das três, jantar e dormir diante da TV. Mas hoje bem que podia ser diferente. Não podia? É meu aniversário. E, quando a gente faz anos, não tem que ser um dia especial? Há quantos anos faço a mesma coisa? Há quantos anos rezo pra ter um dia diferente? Um diazinho só! Será que é pedir muito? Mas já perdi as contas, ou melhor, as esperanças. Eu sei, eu sei que não devia tá reclamando. Tenho saúde, ainda posso fazer as tarefas de casa. Pior é a Judite, que foi fazer uns exames e descobriu que tá com uma doença incurável. Nem gosto de falar o nome da doença. Já pensou? Na minha idade, viúva e contraindo uma moléstia dessas? Deus não seria tão injusto comigo. É, mas com a Judite Ele foi. O que ela fez pra merecer esse castigo? Coitada, uma mulher que, como eu, sempre viveu pro marido e pros filhos. E, agora, nenhum filho quer cuidar dela. Mas os filhos são assim mesmo. Crescem e se esquecem do que a gente fez pra eles. E, hoje, como será o meu aniversário? Ainda há pouco, ouvi no rádio que o município de São José também tá de aniversário – 262 anos! Que chique! Eu e o município nascemos no mesmo dia. Temos o mesmo signo. Temos a mesma sorte? Não sei. Em São José vai ter festa, fogos, políticos, discursos, músicas... Aqui, em casa, nem um bolinho. Sou simples, mas pago os meus impostos direitinho. Não devo um centavo a ninguém. Esses políticos é que... Fico pensando essas baboseiras e quase deixo a carne queimar. Já pensou no prejuízo? O Celso, o meu mais velho, me ligou e disse que não vem. Também aquela mulher dele é um purgante. As outras duas filhas disseram que não podem vir porque os maridos tão trabalhando. Eu disse que entendia. Que tava tudo bem. Fazer o quê? É a vida. Se bem que... Eles bem que podiam me fazer uma surpresa. Não podiam? Me levar pra almoçar num daqueles restaurantes bacanas. Eu ia ficar tão contente. Quem sabe, ano que vem eles me dão esse presente. É. Quem sabe. Eu e São José... Nem acredito! A carne tá uma delicia! Mas tô sem apetite. Acho que essa rotina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário