sábado, 15 de dezembro de 2012

O Natal do Menino


Véspera de Natal. O menino ansioso. Sonha o presente. Olha pela janela. Céu sem estrela. O calor do verão. O silêncio da noite. Papai Noel voa? Pensa que sim. E vasculha o céu. Procura. De que lado ele vem? Não sabe do Sul. Não sabe do Norte. Sabe esperar. E aguardar cansa. O menino esfrega os olhos com as mãos. Difícil ficar acordado. A cabeça balança. Ele se esforça. Em vão. É vencido pelo sono. E o menino sonha... Segue num trenó vermelho. Grande, muito grande. Seis ou oito renas – não sabe contar. Há também um velhinho. Barbas brancas, muito brancas. Papai Noel! Vontade de gritar. O trenó segue rápido. O saco cheio de presentes. Vai dar tempo de entregar tudo? O menino olha a lista. Letras, muitas letras. Seu nome está ali? Ele não sabe ler. O trenó para. Papai Noel entra numa casa. Não demora a regressar. A viagem prossegue. Vontade de perguntar tanta coisa! Papai Noel responde? O menino fica com medo. Não quer atrapalhar. Outra casa... Mais outra... E o saco vai ficando vazio. Quase fim de noite. Resta apenas um presente. Será o meu? – o menino pergunta. Esperou o ano todo. O velhinho desce do trenó. E demora a voltar. Na verdade, não volta. O menino preocupado. O que aconteceu? As renas se assustam. O desequilíbrio. O menino cai. O vazio... A janela bate com o vento. O menino se acorda. Cadê o presente? Olha em volta. Procura. Casa pobre, muito pobre. Pequena. Quase sem tinta. Uma cama. Cinco pessoas dormem. Papai Noel existe. Não foi assim que ele viu na TV? O coraçãozinho do menino bate forte, muito forte – quase sai do peito. Volta à janela. Uma luz no céu. Então, não é sonho! É o trenó que brilha. O menino sorri. Quer chamar a mãe. Quer chamar os irmãozinhos. Todos dormem. Ele olha de novo. Céu nublado. Escuro. Breu. E o menino fecha a janela. Afasta o bracinho do irmão. Deita-se na cama. Fecha os olhos. Dorme. E não sonha mais.

5 comentários:

  1. tem um coração grande, este meu irmão.
    tem um coração de menino este homem.
    não cresça o homem mais que o menino.

    (este será meu postal de natal. o melhor de sempre)

    abraço meu irmão homem/menino

    ResponderExcluir
  2. Começar os dia(são 07:46)com os olhos mareados é coisa pra quem tem amigo que escreve coisas assim.Obrigada Meira! Gostaria de publicá-lo no meu blog. Posso?

    ResponderExcluir
  3. Um belo texto de Natal! Obrigada pelo presente! Abraços

    ResponderExcluir
  4. como me fez recordar a longínqua noite em que comecei a duvidar que o menino nos trazia presentes...E o meu Pai a dizer" vai ver naquela gaveta do armário grande"...Abri a gaveta e uma camioneta de plástico, da Osul (os mais velhos lembrarão por certo), repousava lá no fundo vazio.Como poderia o menino ter entrado se eu não tinha feito outra coisa desde o cair do dia, senão estar à sua espera?!...
    Obrigada Meira, que teu Natal seja muito feliz. Obrigada pelo que me fizeste chorar.

    ResponderExcluir