sábado, 12 de abril de 2014



O escritor Marcos Meira está lançando um novo romance, “Sonhos de Pano”. Ambientado em Barreiros, São José/SC, o livro está dividido em quatro partes – Ensaio, Quimera, Pesadelo e Redenção –, que representam as fases de desenvolvimento do lírico Lucas, protagonista da trama.
Por entender que o ser humano é movido pelas emoções, e não pelas amarras racionais, Meira, no início do livro, adverte: “Que o leitor não espere de Lucas uma conduta estereotipada. Nada disso. Lucas poderá adotar um comportamento considerado adulto em tenra idade, assim como poderá parecer infantil num momento em que esperaríamos dele uma resposta madura. Tal personalidade de modo algum o faz um idiota. Ao contrário. Por não viver de maneira linear, Lucas torna-se essencialmente humano, isto é, um ser que respeita a sua própria natureza”.
 Com “Sonhos de Pano”, Meira pretende mostrar as dificuldades que enfrentam aqueles que se dispõem a seguir o seu próprio caminho, já que, na peleja entre o “Eu” primitivo e o meio social, os homens acabam, normalmente, perdendo o melhor da vida: a diversidade humana; abafando o melhor de si mesmos: o talento.
Em virtude de sua natureza ingênua, Lucas não é compreendido pelo austero e soturno pai, nem pelos moradores de Barreiros, e muito menos por Jaqueline – a sua secreta namoradinha. Ante tamanha adversidade existencial, Lucas encontra nos sonhos e na figura libertária do avô a alegria que a realidade lhe nega (*).

(*) O livro, segundo a gráfica, estará à disposição logo após o feriado de Páscoa.

11 comentários:

  1. Meira, sucesso! Pela síntese, já dá vontade de ler. Abraço, Vilca Merízio

    ResponderExcluir
  2. Salve, Vilca! Obrigado - Meira.

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! Muito sucesso, saudades de ti,

    ResponderExcluir
  4. Ô, Mariana!

    Bom te ver por aqui. Saudade é assim: de repente, o encontro - Meira.

    ResponderExcluir
  5. Caro Meira, percebendo a qualidade da sinópse, imagino o conteúdo da trama. Aguardo o convite do lançamento. Sucesso!!! Abraços lítero-culturais!

    ResponderExcluir
  6. Salve, Berri!

    Para além do lançamento - as (tuas) palavras. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Meira! Felicidades para este novo romance!
    Um abraço de saudade!

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Fernanda!

    Em cada saudade, um novo amanhecer - sempre.

    ResponderExcluir
  9. Salve, Marcos! Meus parabéns! Já estou ansioso para ler. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  10. Salve, salve!

    Lembrei-me da canção: que bom amigo... faz tempo, né. valeu!

    ResponderExcluir